SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   “Financial Times”: Falta de dragagem no Brasil prejudica navios de cargas

“Financial Times”: Falta de dragagem no Brasil prejudica navios de cargas


Fonte: Jornal do Brasil, Financial Times (22 de agosto de 2017 )

Matéria publicada nesta segunda-feira (21) pelo jornal Financial Times conta que de acordo com as companhias de navegação, o porto brasileiro de Santos, maior da América Latina, está forçando os navios a transportar 220 contêineres a menos por navio para evitar o risco de encalhar.

Executivos de uma empresa operadora logística, que executa a maior linha marítima do mundo e o maior terminal de contêineres de Santos, disse que a falta de dragagem pelas autoridades portuárias levou ao aumento dos encalhamentos. Eles acrescentaram que o problema custou aos operadores portuários, linhas marítimas e ao governo brasileiro cerca de R$ 150 milhões (US $ 48 milhões) em julho.

“Se um navio faz duas viagens por semana para o porto de Santos – são 440 contêineres a menos por semana que não serão transportados – imagine isso para um país que está tentando sair da recessão”, disse Antonio Dominguez, diretor de operações da empresa operadora logística,  para a Costa leste da América do Sul.

Os problemas em Santos – ampliados por questões semelhantes em outros portos importantes ao longo da costa sudeste do Brasil – sublinham o desafio que a maior economia da América Latina enfrenta para superar o estrangulamento que representa a sua infra-estrutura deficiente, aponta Financial Times.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais