SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Exportação de milho do Brasil dispara em agosto; soja já tem novo recorde anual

Exportação de milho do Brasil dispara em agosto; soja já tem novo recorde anual


Fonte: Extra Globo (22 de agosto de 2017 )

As exportações de milho do Brasil no acumulado de agosto somaram 3,3 milhões de toneladas, com os embarques diários mais que dobrando ante a média do mesmo mês do ano passado, enquanto as vendas externas de soja do país no acumulado de 2017 até o momento já marcam um novo recorde anual, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Os embarques de milho nas três primeiras semanas de agosto, em ano em que o país colhe uma safra recorde, já são os maiores volumes mensais registrados pelo Brasil desde fevereiro de 2016, quando atingiram 5,4 milhões de toneladas no mês completo.

O Brasil é o segundo exportador global de milho atrás dos Estados Unidos.

Pela média diária, as exportações de milho atingiram 235,9 mil toneladas no acumulado do mês, ante 111,5 mil toneladas na média de agosto de 2016.

Os embarques de milho do país, que tradicionalmente ganham ritmo no segundo semestre, são importantes neste ano para ajudar a reduzir o excedente interno de uma safra de mais de 97 milhões de toneladas.

Já a exportação de soja do Brasil, que também colheu um recorde da oleaginosa, atingiu de janeiro até a terceira semana de agosto cerca de 54,6 milhões de toneladas, superando as 54,3 milhões de toneladas do recorde anual anterior, registrado em 2015.

O Brasil, maior exportador global de soja, embarcou no acumulado de agosto mais de 3,6 milhões de toneladas, segundo a Secex.

Ainda que estejam em um ritmo menor ante os meses anteriores, as exportações de soja devem registrar alguns volumes adicionais nos próximos meses, uma vez que o setor estima um recorde de 64 milhões de toneladas para 2017.

As exportações maiores também ocorrem após a colheita de uma safra recorde no país, de 114 milhões de toneladas em 2016/17, ante 95,4 milhões na temporada anterior, atingida pela seca.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais