SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Audiência discute cobrança de tarifa portuária

Audiência discute cobrança de tarifa portuária


Fonte: Câmara dos Deputados (15 de agosto de 2017 )

A Comissão de Viação e Transportes promove audiência pública nesta quinta-feira (17) para esclarecer a cobrança da tarifa chamada de Terminal Handling Charge (THC2). Essa taxa é exigida pelos terminais portuários para separação e entrega de cargas importadas, após a descarga do navio.

Há grande divergência sobre a legalidade dessa cobrança. “Órgãos como o Tribunal de Contas da União, Tribunal de Justiça de São Paulo, Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Agência Nacional de Transportes Aquaviários possuem entendimentos distintos sobre a cobrança”, afirma o deputado Alexandre Valle (PR-RJ), que pediu a realização da audiência.

As tarifas portuárias não são regidas por leis e sim homologadas pela autoridade portuária em cada porto, de acordo com normas da Antaq.

“A indefinição sobre a cobrança da THC2 é um assunto bastante controverso. Os TRAs [Terminais Retro Alfandegados] não reconhecem a legitimidade de sua cobrança, por entenderem que tais serviços estão inclusos no escopo da THC2, havendo por conta disto, questionamentos nas esferas administrativa e judicial”, afirma Valle.

Para tentar dirimir as polêmicas, o deputado quer discutir a necessidade ou não da cobrança da THC2 e avaliar se a taxa prejudica a concorrência no setor portuário. “Por fim, a audiência deve também levantar se a taxa impacta no preço final da carga aumentando, portanto, o Custo Brasil.”

Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto:
– o presidente do Tribunal de Contas (TCU), Raimundo Carreiro;
– o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski;
– o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza; e
– o professor e especialista em logística internacional Paulo Ambrósio.

Participação popular 
A audiência será realizada no plenário 11, a partir das 10 horas.

O evento será interativo. Os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais