SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Porto de Santos movimenta 7,9 milhões de toneladas de granéis líquidos no 1º Semestre

Porto de Santos movimenta 7,9 milhões de toneladas de granéis líquidos no 1º Semestre


Fonte: A Tribuna (10 de agosto de 2017 )

No primeiro semestre deste ano, o Porto de Santos atingiu a marca de 7,9 milhões de toneladas de granéis líquidos movimentados. O volume é 5,6% superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Por outro lado, as atracações de navios de que transportam essas mercadorias registrou queda de 1,5%, totalizando 67 atracações entre janeiro e junho.

Gasolina, álcool, óleo combustível e sucos cítricos estão entre as cargas mais movimentadas. Além disso, também entram na lista óleo de origem vegetal, soda cáustica, nafta e amônia.

O cais santista e suas instalações podem armazenar 700 mil metros cúbicos de líquidos, sendo o maior parque de tancagem deste tipo de carga no Brasil. O complexo santista responde por 24% do movimentação deste tipo de mercadoria em todo o País.

Em Santos, a zona portuária conta com quatro regiões para a operação dessas cargas. A principal delas é a Alemoa, onde ocorre a maioria dos embarques e desembarques de líquidos – de compostos para a indústria química a derivados de petróleo e outros combustíveis.

Os tanques ficam na retroárea, em terrenos da União (arrendados às empresas) e privados. Na região do cais, está o Píer da Alemoa, construído em 1969 e onde os navios atracam para carregamentos e descargas. Ele é ligado aos reservatórios por dutos, que contam com sistemas de bombas para o deslocamento do material.

O píer conta com quatro berços de atracação.  Petróleo e óleo bunker, destinados ao abastecimento de embarcações, são alguns dos produtos operados pela estatal no local. Os demais berços são utilizados pelas outras empresas instaladas na Alemoa.

A segunda área do Porto para movimentação de granéis líquidos é a Ilha Barnabé, localizada na Área Continental de Santos, na Margem Esquerda do complexo, na direção dos armazéns do Valongo. O local possui três berços de atracação.

O cais santista ainda opera líquidos no Macuco, em Santos, e em Conceiçãozinha, em Guarujá (área fora do porto organizado).


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais