SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Nova medição amplia profundidade de navegação do canal do Porto de Santos, SP

Nova medição amplia profundidade de navegação do canal do Porto de Santos, SP


Fonte: G1 (7 de agosto de 2017 )

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) apresentou, na noite desta sexta-feira (4), o resultado de uma nova batimetria (medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios) realizada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A Capitania dos Portos avaliou os resultados e aumentou em 40 cm o calado operacional (fundura máxima que as embarcações podem atingir quando totalmente carregadas) do trecho 1 do cais santista, passando de 12,60 metros para 13 metros. A notícia agradou os empresários do setor portário, que há meses têm sofrido prejuízos pela falta da dragagem no Porto de Santos.

De acordo com a Codesp, uma nova batimetria foi realizada, na última quinta-feira (3), no trecho 1 do cais santista, entre a barra e o entreposto de Pesca. A medida foi tomada para avaliar quais as condições do local já que o Porto de Santos ficou uma semana sem os serviços de dragagem.

Em 25 de julho, a Justiça deferiu uma liminar para suspender a dragagem. A decisão atendia a um pedido formalizado pelo novo consórcio responsável pela dragagem, que ainda não iniciou os trabalhos, mas alegava que o atual contratante prejudicava o andamento dos trabalhos. Já na terça-feira (1), a Justiça Federal autorizou a retomada da dragagem, ou seja, a retirada de sedimentos do canal de navegação.

A Capitania dos Portos avaliou os resultados da dragagem feita nos últimos dias e recomendou um acréscimo de 40 cm no calado do trecho 1. Desta forma, a partir deste sábado, a profundidade considerada oficialmente é de 13 cm. Ainda de acordo com a Codesp, na próxima semana, será feita nova batimetria para nova avaliação.

Para o segmento empresarial, a notícia do aumento do calado operacional foi positiva. O diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), José dos Santos Martins, diz que ficou extremamente satisfeito ao receber a informação.

Segundo ele, esse é o resultado da parceria entre a Codesp e o Sopesp. Os órgãos têm feito reuniões diárias para discutir, analisar e tomar providências que solucionem os problemas relacionados à dragagem. “É uma notícia excelente. Estamos chegando quase a uma profundidade de 13,20 cm, em que dá para trabalhar com uma condição melhor”, falou.

A Codesp garantiu aos operadores que a draga do canal, projetada para operar durante 30 dias, vai ficar no trecho 1 até que consiga se obter uma profundidade de 13,20, o que seria uma notícia excelente para o setor.

“O Sopesp que tem uma forte parceira com a Codesp e aguarda, nessa próxima semana, as providências para que possamos atingir os principal objetivo, que é chegar na profundidade de 13,20 metros, que era a marca estabelecida antes do dia 30 de junho”, falou Martins.

Histórico

Em 30 de junho, o calado foi reduzido em um metro, justamente pelo assoreamento do primeiro trecho do canal (entre a Barra de Santos e o Entreposto de Pesca). Navios ficaram ‘presos’ no cais santista por falta de profundidade. Desde então, um levantamento do setor estima que, por semana, as restrições ocasionem prejuízo de R$ 108,5 milhões.

No dia 21 de junho, entidades que representam o setor empresarial se reuniram para tentar encontrar uma solução para o problema. A proposta apresentada é para que um consórcio, formado pelas empresas sediadas no Porto, passe a administrar o serviço de dragagem. Os gastos seriam pagos pelas empresas portuárias, que teriam o valor correspondente abatido da tarifa cobrada pela autoridade portuária, hoje responsável por gerir e contratar a retirada de sedimentos. A proposta foi enviada ao Governo Federal.

No dia 26 de julho, a juíza Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, no litoral de São Paulo, deferiu a liminar que suspende de imediato os serviços de dragagem de manutenção no canal de acesso e dos acessos aos berços de atracação do Porto de Santos. Já na última terça-feira (1), a Justiça Federal autorizou a retomada dos serviços de retirada de sedimentos do canal de navegação do Porto de Santos.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais