SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Sem dragagem, movimento deve cair

Sem dragagem, movimento deve cair


Fonte: A Tribuna (1 de agosto de 2017 )

De acordo com informações do jornal A Tribuna, para o economista Helio Hallite, as projeções feitas para este ano e o início de 2018 podem ser frustradas.

“A recuperação de movimentação no Porto de Santos já era prevista, pois tivemos um 2016 ruim economicamente. Quem está fechando negócio com o País não está preocupado com o calado, pois as mercadorias acabam sendo movimentadas por outros portos”, afirma o economista.

Ele acredita também que a necessidade de desembarque de cargas em outros portos pode fazer com que o cenário seja ainda pior do que o de 2016. “Precisamos resolver de maneira emergencial essa questão da dragagem, pois não é possível sofrermos interrupções neste serviço, que não pode ser judicializado”, diz ele.

O economista refere-se às ações movidas pela Boskalis do Brasil, empresa do consórcio vencedor para realizar as obras de dragagem do cais santista, contra a Codesp. Por conta delas, a Justiça Federal determinou a interrupção do serviço de manutenção no canal do Porto e a suspensão de uma licitação para o serviço.

Possibilidade de recuperação

“Temos tudo para melhorar a movimentação do Porto de Santos no segundo semestre: a safra de milho promete ser boa, temos as importações para Natal e Ano Novo. Mas isso só acontecerá se não tivermos nenhum impeditivo operacional”, analisa o consultor portuário Fabrizio Pierdomenico.

Assim como Hallite, o consultor acredita que esse bom desempenho só deve ocorrer caso a questão da dragagem seja resolvida. “Os contêineres, por exemplo, já têm o impacto da recessão em sua movimentação, mas vêm tentando reagir. O segundo semestre é o mais forte para esse tipo de movimentação de carga. Então, corremos o risco ainda de ter uma ligeira queda neste setor”, pondera.

Procurada para comentar sobre a expectativa de movimentação até o final do ano, a Codesp não retornou até o fechamento desta edição.


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais