Dragagem de Santos: prejuízo de R$ 100 milhões por semana
O prejuízo semanal das empresas que operam no Porto de Santos com o assoreamento dos canais pode chegar a R$ 100 milhões por semana. O presidente do presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP), Sérgio Aquino, explica que o porto de Santos, devido às suas características de porto de estuário, precisa ser dragado continuamente para a retirada dos sedimentos que se depositam no canal de acesso. Mas hoje o serviço é eventual. Com o calado mais baixo, como os atuais 12,6 metros, os navios ficam impedidos de entrar e sair totalmente carregados. O ideal para o porto seria um calado 14,5 metros e uma profundidade do canal de 15,4 metros.
Na último sexta-feira (21), entidades portuárias que representam os usuários do porto de Santos anunciaram que querem transferir a gestão da dragagem para a iniciativa privada, utilizando para isso recursos que são pagos para a Codesp (Companhia Docas de São Paulo). A ideia é criar um consórcio de empresas composto por arrendatários, operadores portuários e terminais. Essa nova empresa será a responsável pela realização da dragagem, batimetria e balizamento do canal de acesso porto santista.
Uma medida provisória (MP) com os detalhes da operação está sendo elaborada e, assim que o texto for finalizado, será apresentada ao governo. O pagamento dos serviços, pela ideia inicial, seria feito com percentual da tarifa portuária recebida pela Codesp.
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