SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Portos movimentam 420 milhões de toneladas

Portos movimentam 420 milhões de toneladas


Fonte: A Tribuna (21 de julho de 2017 )

De acordo com A Tribuna os portos nacionais movimentaram 419,4 milhões de toneladas entre janeiro e maio deste ano. O volume é 2,32% superior ao verificado nos primeiros cinco meses do ano passado. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

A maior parte desta movimentação é realizadas pelos terminais de uso privas (TUPs) empreendimentos autorizados à inciativas privadas localizadas, em sua maioria, fora das áreas dos portos organizados.

Entre as cargas movimentadas no país, 64,1% são de granes soldo. Soja, farelo de soja, açúcar, milho, trigo e fertilizantes fazem parte desta lista. Mas, das 268,9 milhões de toneladas, 57,9% são referentes à movimentação de minério de ferro.

Os contêineres respondem por 9,5% do total movimentado no país, enquanto a carga solta corresponde a 5,2% incluído madeira, bobina de papel e aço.

Uma parcela de 34,7% da movimentação de cargas no país aconteceu em portos públicos. De acordo com a ANTAQ, 144,2 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas nos primeiros cinco meses do ano. O volume é 0,7% menor do que o verificado no ano passado, quando 145,3 milhões de toneladas foram operadas no período no país.

Segundos dados da Companhia Docas do estado de São Paulo (CODESP), a estatal que administra o Porto de Santos, nos primeiros cincos meses de 2017, foi registrada a movimentação de 50 milhões no cais santista.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais