SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Operações   /   Portos movimentam 420 milhões de toneladas

Portos movimentam 420 milhões de toneladas


Fonte: A Tribuna (21 de julho de 2017 )

De acordo com A Tribuna os portos nacionais movimentaram 419,4 milhões de toneladas entre janeiro e maio deste ano. O volume é 2,32% superior ao verificado nos primeiros cinco meses do ano passado. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

A maior parte desta movimentação é realizadas pelos terminais de uso privas (TUPs) empreendimentos autorizados à inciativas privadas localizadas, em sua maioria, fora das áreas dos portos organizados.

Entre as cargas movimentadas no país, 64,1% são de granes soldo. Soja, farelo de soja, açúcar, milho, trigo e fertilizantes fazem parte desta lista. Mas, das 268,9 milhões de toneladas, 57,9% são referentes à movimentação de minério de ferro.

Os contêineres respondem por 9,5% do total movimentado no país, enquanto a carga solta corresponde a 5,2% incluído madeira, bobina de papel e aço.

Uma parcela de 34,7% da movimentação de cargas no país aconteceu em portos públicos. De acordo com a ANTAQ, 144,2 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas nos primeiros cinco meses do ano. O volume é 0,7% menor do que o verificado no ano passado, quando 145,3 milhões de toneladas foram operadas no período no país.

Segundos dados da Companhia Docas do estado de São Paulo (CODESP), a estatal que administra o Porto de Santos, nos primeiros cincos meses de 2017, foi registrada a movimentação de 50 milhões no cais santista.


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais