Em 15 dias, Porto de Santos perde R$ 73 mi com redução de calado
De acordo com informações da Tribuna, Pelo menos 10 mil contêineres deixaram de ser carregados em navios que passaram pelo Porto de Santos desde a redução do calado operacional (fundura máxima que as embarcações podem atingir quando totalmente carregadas) no cais santista, há duas semanas. Com isso, os prejuízos já superaram a marca de US$ 23 milhões, o equivalente a RS$ 73,8 milhões.
Por conta do assoreamento, no trecho 1 do canal de navegação, as autoridades marítimas foram obrigadas a restringir a navegação para navios com até 12,3 metros de calado.
A estimativa dos prejuízos causados pela medida é do Sindicato das Agencias de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (SINDAMAR) que leva em conta os contêineres que já estavam nos terminais e deixaram de ser embarcados.
Na última sexta-feira, após uma dragagem pontual, o calado passou de 12,3 metros para 12,6 metros. Esse 30 centímetros não foram suficientes para reduzir os prejuízos dos usuários do cais santista. Cada centímetro a menos de calado deixa de embarcar entre sete e oito contêineres, isso representa uma perda de carregamento de até 720 caixas metálicas (5 mil toneladas) por viagem.
Uma possibilidade de solução para o representante das agências de navegação, José Roque, seria o governo investir em formas para garantir a continuidade da obra, sendo que uma opção seria o uso do Fundo de Marinha Mercante para a aquisição de uma draga, assim a autoridade portuária ficaria livre de processos licitatórios para a contratação de dragagem.
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