SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Assoreamento do Canal de Santos provoca prejuízo milionário no porto

Assoreamento do Canal de Santos provoca prejuízo milionário no porto


Fonte: G1 (13 de julho de 2017 )

Navios de grande porte não estão conseguindo entrar no porto de Santos, o que está causando prejuízos milionários. Os navios estão entrando e saindo do porto de Santos mais leves, com menos carga porque, see estivessem cheios, ficariam encalhados.
A profundidade do canal é de 15 metros. Com a movimentação da água há o acúmulo de sedimentos no fundo do mar. Em alguns pontos os sedimentos se acumularam tanto que a profundidade diminuiu em 90 centímetros.
O Sindicato das Agências de Navegação (Sindamar) diz que essa diminuição tão rápida na profundida indica que a dragagem, um importante serviço de manutenção, não foi feita corretamente. A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que administra o porto, nega e diz que o problema foi causado por chuvas intensas e movimentação das marés.
Impacto na economia
O maior porto do país, que está batendo recordes de movimentação de cargas, deve apresentar números bem menores este mês. Desde o dia 30 de junho, quando o problema começou, mais de 10 mil contêineres não saíram do porto.
Cada navio que exporta grãos, deixa de embarcar dez mil toneladas. Os navios de importação também estão sendo muito prejudicados. Os armadores, donos de navios de cargas, dizem que já perderam mais de US$ 20 milhões.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais