SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Movimentação do setor portuário brasileiro aumenta 5% no primeiro trimestre

Movimentação do setor portuário brasileiro aumenta 5% no primeiro trimestre


Fonte: ANTAQ (20 de junho de 2017 )

O setor portuário brasileiro movimentou 245,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2017, o que representou um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2016, totalizando um acréscimo de 11,8 milhões de toneladas. A informação é do Boletim Informativo Aquaviário da ANTAQ.

“O cenário nacional demonstrou sinais de melhora quanto a expectativa de inflação e a atividade econômica nesses três meses iniciais de 2017. O desempenho do setor portuário brasileiro, nesse primeiro trimestre, foi afetado principalmente quanto a movimentação de commodities, com crescimento de 9,0% no grupo de minérios e 31,8% em sementes e frutos oleaginosos”, aponta o relatório.

Em relação aos TUPs, houve um aumento nesse primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, com incremento de 9,1%, encerrando uma sequência de três quedas seguidas, no comparativo trimestral, em sua movimentação. Já os portos organizados apresentaram queda de 2,4% no primeiro trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo trimestre de 2016.

 

Mercadorias

No primeiro trimestre de 2017, os destaques entre os grupos de mercadorias de maiores movimentações no período foram: o grupo de minérios (102,7 milhões de toneladas, acréscimo de 9%) e combustíveis minerais (54,8 milhões de toneladas, acréscimo de 0,8%).

Por outro lado, surgiram também destaques negativos: a movimentação de cereais (4,5 milhões de toneladas, decréscimo de 56,7%) e o grupo de açúcares (quatro milhões de toneladas, queda de 2,7%).

Portos e TUPs

Houve um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas nos terminais de uso privado, responsáveis pela maior parte da movimentação de cargas no Brasil. Dada a movimentação do trimestre, 67,1% se concentraram nessas instalações, enquanto 32,9% se deram nos portos organizados.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais