SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Movimentação do setor portuário brasileiro aumenta 5% no primeiro trimestre

Movimentação do setor portuário brasileiro aumenta 5% no primeiro trimestre


Fonte: ANTAQ (20 de junho de 2017 )

O setor portuário brasileiro movimentou 245,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2017, o que representou um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2016, totalizando um acréscimo de 11,8 milhões de toneladas. A informação é do Boletim Informativo Aquaviário da ANTAQ.

“O cenário nacional demonstrou sinais de melhora quanto a expectativa de inflação e a atividade econômica nesses três meses iniciais de 2017. O desempenho do setor portuário brasileiro, nesse primeiro trimestre, foi afetado principalmente quanto a movimentação de commodities, com crescimento de 9,0% no grupo de minérios e 31,8% em sementes e frutos oleaginosos”, aponta o relatório.

Em relação aos TUPs, houve um aumento nesse primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, com incremento de 9,1%, encerrando uma sequência de três quedas seguidas, no comparativo trimestral, em sua movimentação. Já os portos organizados apresentaram queda de 2,4% no primeiro trimestre de 2017, quando comparado com o mesmo trimestre de 2016.

 

Mercadorias

No primeiro trimestre de 2017, os destaques entre os grupos de mercadorias de maiores movimentações no período foram: o grupo de minérios (102,7 milhões de toneladas, acréscimo de 9%) e combustíveis minerais (54,8 milhões de toneladas, acréscimo de 0,8%).

Por outro lado, surgiram também destaques negativos: a movimentação de cereais (4,5 milhões de toneladas, decréscimo de 56,7%) e o grupo de açúcares (quatro milhões de toneladas, queda de 2,7%).

Portos e TUPs

Houve um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas nos terminais de uso privado, responsáveis pela maior parte da movimentação de cargas no Brasil. Dada a movimentação do trimestre, 67,1% se concentraram nessas instalações, enquanto 32,9% se deram nos portos organizados.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais