SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Brasil tem maior alta de exportação do G-20

Brasil tem maior alta de exportação do G-20


Fonte: Valor (31 de maio de 2017 )

De acordo com o site Valor Econômico, o Brasil teve um maior aumento de exportações no primeiro trimestre entre as maiores economias desenvolvidas e emergentes, que formam o G-20, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os embarques nacionais  cresceram 21,5% entre janeiro e março deste ano comparado ao período entre outubro e dezembro de 2016.

As exportações nacionais saíram de US$ 46,7 bilhões para US$ 56,7 bilhões entre o quarto trimestre de 2016 e o primeiro trimestre deste ano.

Em comparação, o crescimento das exportações no G-20 foi de 3%. Somente a França teve queda nas vendas para o exterior. Os Estados Unidos aumentaram tanto as exportações como as importações.

Do lado das importações, foi a China que mais aumentou as compras com alta de 9,6%. Mas o Brasil também importou mais 9,1% no período.

A alta das vendas externas do Brasil se deve aos preços de commodities entre março de 2016 e março deste ano subiram 35%, incluindo o petróleo. Excluindo o petróleo, a alta foi de 16%. Além disso, o dólar se valorizou 2,4% no período.

As exportações globais em volume cresceram 3,9% no primeiro trimestre, mas um indicador da Organização Mundial do Comércio (OMC) sinaliza que o aumento das trocas globais continuará de maneira moderada em 2017.

 


Mais lidas


O Covid-19 na Baixada Santista vem deixando uma alta taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar na região. Atentos a isso e solidários a nossa população, vamos promover ações no Porto, para garantir cumprimento dos protocolos sanitários já definidos. Tudo isso através das competências da Santos Port Authority (SPA), do Sindicato dos Operadores Portuários […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais