Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Para exportadores, câmbio melhora ganhos, mas não eleva embarques

Fonte: Valor (25 de maio de 2017)

De acordo com o site Valor Econômico, a alta do dólar por conta da divulgação das notícias sobre as gravações envolvendo o presidente Michel Temer gerou maior rentabilidade nas exportações para os casos de empresas que fecharam o câmbio nos dias em que a moeda nacional se desvalorizou.
A incerteza em relação à crise política e a esperada volatilidade do câmbio enquanto a turbulência permanecer não permitem impulsionar os embarques, de acordo com os exportadores
Com a divulgação das primeiras gravações notícias no quinta-feira, o dólar fechou a R$ 3,389. e fechou na sexta em R$ 3,257.
Para o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, a valorização do dólar da semana passada não deve fazer diferença para a balança comercial, o efeito do dólar será na rentabilidade do exportador, no caso de quem fez a conversão do dólar para a moeda nacional nesse período.
A alta do dólar chega num período em que o exportador tem perdido rentabilidade principalmente por conta da valorização do real. A desvalorização do real, porém, diz Castro, não é suficiente para possibilitar ao exportador a redução de preços em dólar, o que daria maior competitividade às empresas.