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Os acessos terrestres ao Porto de Santos


Fonte: A Tribuna (25 de maio de 2017 )

Uma das características essenciais de um porto é contar com uma infraestrutura de acessos terrestres para receber as cargas vindas de outras regiões, no interior do continente, e que serão embarcadas nos navios que escalam no complexo ou, no caminho contrário, enviar as mercadorias desembarcadas até seu destino final. Nesse sentido, Santos conta com uma das principais redes de ligações rodoviárias e ferroviárias do Brasil.

O principal acesso rodoviário do Porto de Santos é o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), formado pela Via Anchieta e a Rodovia dos Imigrantes, que ligam o Planalto à região. Também atendem o cais santista as rodovias Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá) e Padre Manuel da Nóbrega (SP-55). A Anchieta, pontualmente, chega à Margem Direita (Santos) do complexo.

Atualmente, os governos Federal, Estadual e Municipal preparam a modernização dessa “chegada”, com a reformulação da entrada da Cidade. O projeto prevê a construção de um novo acesso rodoviário à Margem Direita e mais vias de serviço, a um custo estimado em R$ 126 milhões. Essa parte da obra, sob a responsabilidade da União, ainda está em fase de planejamento.

Um outro elemento importante na rede rodoviária que atende o complexo é o Rodoanel de São Paulo, que liga o SAI a estradas que cobrem o interior paulista e, a partir delas, outros estados da federação.

Sobre os acessos ferroviários, as malhas que chegam ao Porto são operadas pelas concessionárias Rumo-ALL e MRS, além da FCA.

A primeira tem seus trilhos cobrindo os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já a MRS sai de São Paulo e continua por Minas Gerais e Rio de Janeiro – o que originou sua denominação (seu nome é a sigla de Minas, Rio e São Paulo). A FCA não tem acesso direto ao cais, mas opera em parceria com a Rumo.


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