Praticagem manobra navios de até 336 metros e garante competitividade do porto
Navios com até 336 metros de comprimento – equivalente a um prédio de 110 andares deitado – podem operar no Porto de Santos, um desafio aceito pela Praticagem de São Paulo e que está garantindo ao complexo santista a competitividade com outros portos nacionais.

Esse é um dos exemplos da proatividade da Praticagem de São Paulo e dos seus esforços para garantir agilidade e eficiência no tráfego do porto, com total segurança para embarcações e comunidade. Foia Praticagem que sugeriu no passado o aproveitamento da chamada janela de maré, que permite aos navios trafegarem com até um metro a mais de calado nas ocasiões em que a altura de maré for maior ou igual a um metro. Isso significa que um navio pode transportar mais 650 contêineres ou 10.000 toneladas de granéis. A eficiente coordenação do tráfego no Canal feita pela Praticagem possibilita esse ganho. É preciso entender que o porto tem suas limitações geográficas e elas precisam ser respeitadas. Diversos portos do mundo estão preocupados com o crescimento acelerado dos navios e o mundo todo discute as implicações dessa mudança, assunto que demanda maior debate no Brasil.
Tecnologia e treinamento – O prático é um profissional altamente capacitado e que está em constante aperfeiçoamento. A chegada dos meganavios exigiu ainda uma base maior de dados para que fosse mantida a segurança na manobra. Por isso, a Praticagem se antecipou e implantou seu Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, o C3OT. Esse investimento, de R$ 8 milhões de reais na época, foi todo realizado e é mantido com recursos próprios.
Além disso, em adição ao curso de atualização já previsto pelas Normas da Autoridade Marítima, foi incrementada a qualificação de todos os práticos, com cursos de atualização realizados no exterior, em especial em Port Revel, na França. Tudo isso contribuiu para reforçar a tradição da Praticagem de São Paulo como uma das mais modernas e seguras do mundo. É um motivo de orgulho para o Brasil e de tranquilidade para todo o setor portuário.
Pesquisa realizada com comandantes de navios e pessoal de agências de navegação atesta que os serviços prestados pela Praticagem de São Paulo atendem às necessidades (97% dos entrevistados) e que a pontualidade e eficiência é destacada por 95,54% dos participantes da pesquisa. O índice de acidentes nos portos brasileiros é de apenas 0,002% (dois milésimos por cento), comparável com o dos Estados Unidos, a despeito das gritantes diferenças na infraestrutura. Foi este o escopo da implantação do C3OT: fornecer mais e melhores dados aos práticos, de forma a manter a segurança mesmo quando manobrando navios com dimensões muito acima dos limites geográficos do canal e do porto.
A Praticagem de São Paulo, com recursos próprios, conta com mais de cem funcionários para manter a estrutura necessária para realizar os serviços com a qualidade que o mercado exige e com a excelência que busca. Mantém um estaleiro, porque as lanchas não podem esperar por consertos realizados por terceiros; há um grande custo de peças e mão-de-obra, mas jamais um navio deixou de ser manobrado por causa de uma lancha quebrada. São 18 embarcações de vários tipos, que estão 24 horas por dia prontas para o trabalho.
Apoio à comunidade – A Praticagem não foge à sua responsabilidade social. Patrocina diversas ações sociais, educativas e culturais. Mantém duas creches, viabiliza cursos de formação e especialização de mão-de-obra, contribui para a integração porto-cidade e projetos de preservação do meio ambiente, entre outros. Ou seja, a Praticagem entende que a sua responsabilidade social vai muito além das manobras dos navios.
Um exemplo dessa filosofia: quando a Praticagem sentiu a necessidade de investir em seu centro de operações, dotando-o da aparelhagem mais moderna que existe, percebeu que os dados coletados poderiam também ser utilizados pela comunidade acadêmica, que poderia criar modelos muito úteis à comunidade marítima. Nesse sentido, foram assinados convênios com a Unisanta, USP e Unimonte para ceder, em tempo real, sem qualquer custo, dados das marés, correntes, ventos, padrões de onda, meteorológicos e salinidade.
Com as embarcações e o C3OT a postos 24 horas por dia é normal que a Praticagem receba pedidos de emergência. A instituição procura sempre colaborar da melhor forma, quer ajudando nos salvamentos, quer removendo tripulantes e passageiros doentes ou acidentados. Qualquer anormalidade observada pelo pessoal – como uma mancha de óleo, por exemplo – é imediatamente comunicada às autoridades. A Praticagem desempenha um importante papel na sua área de atuação, que é o canal e estuário do Porto de Santos.
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