SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Exportação de soja do Brasil deve atingir recorde de 61 mi t em 2017/18, diz Safras

Exportação de soja do Brasil deve atingir recorde de 61 mi t em 2017/18, diz Safras


Fonte: Reuters (19 de maio de 2017 )

As exportações de soja do Brasil deverão totalizar um recorde de 61 milhões de toneladas no ano comercial 2017/18 (fevereiro/janeiro), superando em 17 por cento o total embarcado no ano anterior, estimou nesta quarta-feira a consultoria Safras & Mercado.

A previsão está em linha com a projeção da associação da indústria (Abiove), divulgada na véspera, de 61,7 milhões de toneladas em 2017.

As exportações deverão absorver quase todo o crescimento da oferta brasileira, que crescerá 19 por cento ante a temporada anterior, para 116,156 milhões de toneladas, diante de uma colheita histórica, segundo dados da consultoria.

O Brasil é o maior exportador global de soja, enquanto a oleaginosa é o principal produto da pauta de exportação brasileira.

O esmagamento de soja no país deverá subir apenas 1 milhão de toneladas, para 41 milhões de toneladas, previu a Safras.

Já a demanda total por soja está projetada 105,1 milhões de toneladas, com incremento de 10 por cento.

Desta forma, os estoques finais deverão subir 317 por cento, para 11,056 milhões de toneladas.

A Safras ainda trabalha com uma produção de farelo de soja de 31,18 milhões de toneladas, alta anual de 2 por cento.

As exportações de farelo deverão subir 9 por cento, para 15,5 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno está projetado em 16 milhões, com elevação de 1 por cento.

A produção de óleo de soja deverá ficar em 8,12 milhões de toneladas, com a exportação atingindo 1,4 milhão de toneladas, alta de 22 por cento sobre o ano anterior, segundo dados da Safras.

A previsão é de que 2,65 milhões de toneladas sejam disponibilizadas para a fabricação de biodiesel, com aumento de 2 por cento. O consumo interno deve crescer 5 por cento para 6,89 milhões, contando o uso para o biocombustível.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais